Mais que vinhos, uvas e histórias, a vindima é feita de laços. Na Cristofoli Vinhos de Família, a colheita está sendo celebrada com um entardecer sob as parreiras que tem o brilho especial das mulheres da família: a ternura da mãe Maria de Lourdes numa gastronomia que acalenta e a presença marcante da filha que guia os turistas pelo passado e o presente de uma vinícola que prospera com visão estratégica de negócios. 

Essa é a primeira vindima da Cristofoli com programação especial e a experiência oferecida aos visitantes realmente eleva a vinícola ao status de pequeno tesouro na rota das Cantinas Históricas de Faria Lemos. Só o privilégio de ver de perto como a família passou dos vinhos de mesa para uma pequena produção de grandes variedades viníferas já vale a visita. Imagine quando você tem a chance de colher, andar de carretão, subir ao topo da colina de Faria Lemos com vista panorâmica do nosso interior, pisar a uva e ainda encerrar a noite com um jantar harmonizado único na região? Não há outra definição para esse entardecer da Cristofoli a não ser o completo encantamento.

Antes de mais nada, vale dizer que esse passeio ainda tem duas datas disponíveis: dias 10 e 11 de fevereiro. Agora, acompanha comigo o passo a passo dessa experiência.

A recepção com morangos ao moscatel arrasa. É a única vinícola que a gente visita com drinks na mão.

E mais que isso. A gente vai pro parreiral colher e o drink vem atrás!!! (foto meramente ilustrativa e embelezativa. Joana não tem nada a ver com os drinks – risos)

De trator, uma viagem rápida colina acima, porque é lá do alto que se pisa as uvas.

A recompensa de uma baita tábua de frios com embutidos da vizinhança e mais brindes – agora com os espumantes da casa.

Anoitece e, de volta à vinícola, a mesa baixa posta no gramado espera para um jantar harmonizado. Sentamos sobre tapetes e o serviço começa. Para a salada, moscato de Alexandria.

Para o bigoli com tomatinhos confit, uma taça de Sangiovese – aqui, já meio esgotada. O toque maternal aparece nessa receita, com a massa fresca feita por Maria de Lourdes com ovos caipiras. Para o confit, ingredientes da horta.

 

Com um merlot, uma encorpada polenta mole com ragu de ossobuco. Para essa receita, o milho é moído à pedra pela família.

 

Ao fim de tudo, sorbetto de moscatel com morangos orgânicos, ao que acompanha moscatel. Pela experiência, paga-se R$ 189,00. Lembrando que restam apenas duas datas 😉

 

Cristofoli Vinhos de Família

Estrada RS- 431, Km 6, S/n – Faria Lemos, Bento Gonçalves – RS, 95713-000

Facebook: clique aqui!

Comente

Comente