Uma pousada refúgio na pequena Cotiporã

Todo mundo precisa de um escape, um esconderijo, um dia de fuga pra colocar os pensamentos em ordem, as pernas pro ar ou meramente respirar brisa fresca. Especialmente num lugar cheio de boas práticas e com a recepção familiar da pousada Piccolo Refuggio, em Cotiporã.

dsc_1582

Cheguei com boas recomendações, saí encantada pela hospitalidade e o engajamento com a sustentabilidade. Com todo o mérito, a pousada tem o Selo Ecolíderes Platina do Trip Advisor, o mais alto grau desse programa, que exalta os meios de hospedagem que adotam práticas sustentáveis, independentemente de serem econômicos ou luxuosos.

dsc_1546

Já fazem 15 anos que Eda Paludo e o esposo transformaram a casa de veraneio da família em pousada. Desde o começo, as questões ambientais foram uma preocupação. Hoje, a água captada da chuva contribui para a limpeza e rega das plantas. O esgoto é duplamente filtrado e as placas solares produzem boa parte da energia usada nos chuveiros. Os resíduos recicláveis são doados a uma pequena recicladora da cidade. Por tudo isso, a pousada Piccolo Refuggio já é um bom lugar pra se conhecer. Chegando lá, porém, tem muito mais.

dsc_1548

Nessa ocasião, a piscina estava fechada, mas a diversão para as crianças está garantida com parquinho e um belo gramado verde pra correr até cansar.

dsc_1598

Além dos quartos no prédio principal, a pousada oferece seis cabanas para uma estadia reservada. O balançar da rede convida a deixar-se estar, sem pressa, sem urgências.

dsc_1577

Os cães Preta e Zulu são uma atração à parte. Eles esperam o hóspede no portão e, se você permitir, vão deitar na rede com  você 😀

dsc_1525

O quarto é mimoso e tem uma caminha extra e lareira. O hóspede pode comprar um fardinho de lenha na recepção e ter uma noite romântica em frente ao fogo. Os avisos de não desperdício estão bem à vista.

dsc_1591

Na casa principal, está o rústico salão de refeições, cheio de lembranças da família, muitas panelas de ferro, um fogão a lenha e a churrasqueira onde e assa um belo churrasco para grupos.

dsc_1590

A mesa, naturalmente, é farta. Aquele café da manhã que conforta. Uma porção de pães, bolos e geleias. Tudo no maior capricho.

Tudo na pousada convida a ficar por ali mesmo, mas vale uma escapadinha pra visitar a principal atração natural de Cotiporã: a cascata dos Marins. São duas quedas com mirantes de onde se pode apreciá-las e algumas trilhas para os mais aventureiros. Nesse dia, cruzamos com algumas pessoas fazendo piquenique e acampando por ali. É uma bela oportunidade de encontro com a natureza.

Fotos: Ana Carolina/Culinarismo | proibida a reprodução

 

Pousada Piccolo Refuggio

Cotiporã – RS – Linha Brasil s/n, Capela Nossa Senhora de Caravággio

Reservas: (54) 3446.1016 / 9905.9637 / 9964.1417

Site: clique aqui!

Comente

Comente