Doceria portuguesa: lembranças de família

Conceição, minha vó. Portuguesa, com certeza!
Conceição, minha vó. Portuguesa, com certeza!

Esta ao centro é minha vó Conceição. Ao redor dela, nove dos 10 filhos no aniversário de 15 anos de minha mãe, que é a caçula. Herdei dela a origem portuguesa que me traz certa fascinação por Lisboa e o desejo de, um dia, explorar mais a gastronomia lusitana direto na fonte. Quando a conheci, Conceição já era uma senhora de idade e quem lidava com as panelas era a ajudante fiel, que, por acaso, se chama Ana, assim como eu e minha mãe. Pelas mãos de Ana, comi muita ambrosia e arroz doce. Comi até enjoar, nas férias em que pude conviver com minha vó, porque nunca morei perto.

Então Conceição se foi, como dita o ciclo da vida, e ficaram as lembranças daqueles doces que não se pode encontrar na Serra Gaúcha. Não se podia, até o momento. Assim que soube da Portu’s Valle Delícias Portuguesas, entrei em parafuso. Pedi uma caixa para o dia em que minha mãe veio me visitar. Senti aquela empolgação infantil que só um presente especial é capaz de criar.

O responsável por esse momento ternura é um engenheiro civil apaixonado pela cozinha. José Manuel é um legítimo português que aportou no Brasil há seis anos com o projeto de cozinhar para as pessoas. Por aqui, conheceu Marisa, com quem uniu aptidões pra trazer a Bento Gonçalves um pouco de bom do que há na culinária portuguesa: ele com pratos típicos; ela, com a incrível doceria conventual portuguesa. Um pouco pelas saudades de casa, um pouco por incentivo dos amigos, eles testaram e aprimoraram receitas de família e clássicos daquela gastronomia, que agora todo mundo pode comer.

Pastel de Belém

Clássico dos clássicos, os pastéis de Belém ganharam uma versão deliciosa que se deve comer recém-assada.

Pastel de Santa Clara

As Clarinhas do Vale, com massa filo, têm recheio de creme de ovos moles.

dsc_1172

Meu preferido tem recheio de ovos moles e amêndoas: as trouxinhas. Delicadas e crocantes. Opção para aqueles dias de se afogar num docinho.

Travesseiros de Sintra

E os travesseiros de Sintra: massa folhada com recheio de ovos com doce de gila!

logo-jpg

Por enquanto, o negócio atende por encomendas, que chegam fresquinhas e deliciosas, mas brevemente o casal vai abrir um pequeno bistrô-doçaria no Vale dos Vinhedos, servindo os fantásticos doces e muitas receitas à base de bacalhau – tudo harmonizado com o melhor das vinícolas locais.

Saudades da vó é coisa que nunca passa, mas se a gente lembra com um sorriso no rosto é porque a ternura permanece. Conceição estaria de aniversário nesse mês de setembro. Fica minha homenagem pra essa estrelinha.

Portu’s Valle Delícias Portuguesas

Encomendas por aqui!

Comente

Comente