Soprando Velas com Sapore & Piacere

A casa charmosa, de arquitetura colonial e fachada discreta, no coração da Cidade Alta, esconde um tesouro da gastronomia em Bento Gonçalves. Em ritmo de comemoração, o Sapore & Piacere completa oito anos de deliciosas experiências e, junto disso, a anfitriã Márcia Dalla Chiesa comemora seus 25 anos de carreira. Como a ocasião exige, a festa foi em grande estilo: um jantar como raramente se vê por aqui, com ingredientes locais selecionados e orgânicos e criações assinadas em parceria com o baita chef Vico Crocco, que viveu 12 anos na Europa e trouxe para Porto Alegre a inusitada proposta de sua Cozinha Contêiner.

foto

Já conhecia o restaurante de alguns impecáveis almoços. A casa encanta pela simplicidade estética, que valoriza ainda cada detalhe próprio imóvel. O serviço funciona assim: uma mesa de antepastos frescos e coloridos pra abrir o apetite e um prato do dia servido na mesa. É sempre uma surpresa comer no Sapore & Piacere…o menu é divulgado sempre pelo Facebook lá pelas dez da manhã, não antes disso. De qualquer forma, nunca decepciona.

DSC_6456

Voltando à ocasião do jantar de aniversário, a dupla conseguiu criar um cardápio único e integrado, apesar das particularidades impressas nos pratos de cada um. O primeiro charme da noite foi o menu, não apenas escrito a mão, mas com todos os pratos ilustrados.

 

DSC_6466

A noite estava fria e o creme de cogumelos caiu como luva pra esquentar o coração. Fico pensando em repetir esse tipo de receitinha em casa, mas parece que nunca vai dar certo.

 

DSC_6467

Quando chegou essa salada, fiquei com pena de estragar. Além das folhas e dos minibrotos do Sitio Gourmet, o prato traz copa serrana, vitelo, um pequeno molho de cogumelos, grão-de-bico e ervilhas. Estava absurdamente fresco. Além de encher os olhos, tinha sabores perfeitamente combinados e o melhor de tudo: era apenas a entrada.

DSC_6474

Muito estava por vir, como a truta poché com acelga mini e batata doce tostada. Sem dúvida, uma combinação elegante, delicada e inesperada. Adoro esses sabores tostados, como fizeram com a batata e, no prato seguinte, com o brócolis.

DSC_6478

Duas versões totalmente opostas de pato foram servidas no jantar. O primeiro, defumado, guarnecido com demi glacê e o brócolis tostadinho, contrastando com um vinagrete de cren e o frescor dos brotos e flores.

DSC_6487

O segundo, confit, lentamente cozido e servido com demi de laranja, farofa, purê de raízes e acelga amarela. Uma apresentação mais encorpada pra anteceder a sobremesa que arrebatou meu coraçãozinho.

DSC_6490

O financier de amêndoas com frutas secas chegou quentinho sobre uma cama de baba de moça e enfeitado com creme de mascarpone. Delicados pingos de ganache de chocolate e um delicado figo fecharam a afinadíssima sinfonia dessa noite. Mencionei que todo o serviço foi harmonizado com vinhos e espumantes Dalpizzol?

Os oito anos do Sapore & Piacere foram muitos bem celebrados. Como lembrança deste dia, levei pra casa o cardápio desenhado pelos chefs, que vai ficar pra posteridade na minha caixinha de tesouros.

 

Sapore & Piacere Caffe, Cucina e Altri

Rua Dr. Casagrande, 500, Bento Gonçalves

Contato: 54 | 3055-4586

Site: clique aqui!

Comente

Comente