Como turista de minha própria cidade, gostaria de conhecer todas as atrações pra melhor indicar a vocês, mas é muito difícil acompanhar o crescimento da nossa atividade turística, que, sabiamente, vai de multiplicando dia a dia. Isso é ótimo, porque diversifica nossa matriz econômica e coloca mais e mais pessoas em uma posição de empreendedorismo. A cada temporada, são novos atrativos, restaurantes, cafés, passeios e paisagens a se conhecer.
Com frequência, dou uma sondada nos sites de nossos principais roteiros turísticos pra mapear o que ainda não conheço e quais novidades estão sendo inauguradas. No Vale dos Vinhedos, por exemplo, a gente acaba se concentrando muito mais nos atrativos na Rota do Vinho, que seria a RS-444 – com acesso pela Union Distillery ou pela Polícia Rodoviária Estadual. Porém, o outro lado do roteiro é onde se pode ter mais contato com a religiosidade e a história arquitetônica da imigração italiana.
Pela Via Trento, as curvas sinuosas nos levam a dirigir mais devagar e curtir muito mais a paisagem. Também há muito mais pontos de observação da paisagem vitícola e uma boa amostragem da arquitetura da imigração ainda preservada. Nesse lado do Vale dos Vinhedos, os atrativos turísticos tendem a ser menores, mais singelos e familiares – a exceção da potência que é a Famiglia Valduga com seus diversos empreendimentos de maior porte.
É nesse lado do Vale que acaba de ser inaugurado um cantinho muito simpático chamado Cuca e Marmellata, que abre ao público todos os dias da semana com um jardim belíssimo por onde correm as galinhas, gatos e cães da família. É um empreendimento bastante familiar e que serve cucas e pães, sucos, espumantes e vinhos. Bom pra passar a tarde ou tomar um belo café da manhã.
A grande estrela da casa é a cuquinha com sorvete, que leva uma receita de família e um sabor de gelato da Santo Fruto criado especialmente pra acompanhar esse prato. Também valem muito a pena as tábuas, que vêm acompanhadas de queijos de boa qualidade.
Sobre o suco, mil elogios a esse de limão com cidreira – sobretudo, porque vi o dono indo colher a cidreira no momento em que fiz o pedido. Esse tipo de coisa é que impressiona e faz a gente voltar.
Sobre pets, uma ressalva: eles são bem-vindos, mas a casa já tem uma quantidade grande de bichinhos. Desse modo, se houver alguma possibilidade de conflito, melhor deixar o seu em casa em respeito aos moradores.
Anote esse lugar e visite assim que possível: Cuca e Marmellata, no lado B do Vale dos Vinhedos que todo mundo deveria explorar um pouco mais! Atende diariamente: de segunda a sexta, das 12h às 19h. Nos fins de semana e feriados, das 10h às 19h.
Para acessar o insta de Cuca e Marmellata, clique aqui!