Dois dias em São Paulo: roteiro gastronômico essencial

agosto 27, 2019|
Ana Carolina Azevedo
| 0 Comments
Menu
Ana Carolina

Ana Carolina Azevedo

Somos a Ana Carolina e a Joana e nossa casa é na Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves! Aqui e mundo afora, a gente descobre experiências gastronômicas que sejam boas, limpas e justas – como os preceitos do movimento Slow Food! Você é nosso convidado nessa aventura!

Menu

  • Início
  • Sobre Nós
  • Restaurantes
  • Experiências
  • Alimentos sustentáveis
  • Slow Food

Arquivos

Siga-nos nas redes sociais

blogculinarismo

{Experiências} Um imenso pavilhão que poderia se {Experiências} Um imenso pavilhão que poderia servir como fábrica, oficina ou garagem, mas onde a estética industrial é o pano de fundo para um movimento cultural. Fiquei muito encantada com a proposta urbana e artística no Tubuna, novo empreendimento do chef Rodrigo Bellora – mais um que leva nome de abelha depois do restaurante Guaraipo, em Farroupilha.
.
Lá, a alquimia da panificação se mistura a uma proposta multicultural onde uma feirinha de orgânicos e mercearia dividem espaço com um apanhado do artesanato regional e uma galeria de arte com a curadoria da historiadora Cristine Tedesco.
.
A proposta gastronômica é muito simples: take away, refeição rápida ou happy hour casual. Não tem menu, mas o letreiro avisa a variedade de pães de longa fermentação, bolos e pizzas do dia. O croissant e o sonho são especialidades da casa e os preços são justos pela qualidade dos ingredientes. Exemplo: chá gelado $ 10, sanduíche $ 15, pão na chapa $ 6.
.
#culinarismo #serragaucha #bentogoncalves #tubuna #panificacao #fermentacaonatural #rodrigobellora
Cinco dicas pra entender como vai funcionar o turi Cinco dicas pra entender como vai funcionar o turismo em 2021 e evitar perrengue de viajante!
.
Joana e eu  estamos querendo mochilar em breve e a Camila da Avanti nos mostrou que é possível, sim, viajar com segurança. É uma questão de observar tendências e se manter firme nos protocolos. Estamos focando nas prioridades abaixo pra fechar o nosso próximo roteiro e como dica boa é dica compartilhada, salva essas informações que podem reduzir o risco de contágio e evitar transtornos burocráticos!
.
// Destinos tranquilos: uma pesquisa feita com usuários do Booking.com aponta que 55% dos viajantes planeja uma viagem relaxante para fugir de tudo em 2021. Ou seja, o verdadeiro luxo será descansar!

// Fugas de fim de semana: a tendência do turismo pós-pandemia é de viagens mais curtas e, de forma coerente com o mencionado acima, mais afastadas de centros urbanos. 

// Viagens solo: antes da pandemia, 25% do brasileiros planejava fazer uma viagem sozinho. Agora, já são 39% das pessoas. Se você sempre esperou/precisou de companhia pra viajar, quem sabe seja a oportunidade de experimentar algo novo!

// Sem seguro, nem pensar! O seguro do cartão de crédito não cobre uma série de eventos adversos, apenas reembolsa gastos de saúde. Já o seguro Covid – no caso de viagens internacionais – cobre assistência saúde e até mesmo o isolamento no caso de infecção no destino, além de 150 dólares por dia de isolamento como compensação pelo não usufruto da viagem e cobre também o PCR no caso de sintomas (não os exames obrigatórios para embarque na ida e volta). 

// Agência como aliada do turista: a pandemia ainda nos mostra uma situação muito instável, então contar com o serviço da agência é uma proteção para o consumidor no que diz respeito à segurança nas emissões e crédito/remarcações no caso de imprevistos. Cuidado com as compras em buscadores para o barato não sair caro!
.
Espero que essas dicas sejam úteis para quem, assim como nós, está sonhando em retomar aquela vida viajante! #culinarismo #avantiviagens #viajepelobrasil #viajepelors #seguroviagem
{Playlist Timer} Um projeto simplesmente genial! N {Playlist Timer} Um projeto simplesmente genial! Numa parceria com o Spotify, a Barilla Itália está lançando playlists que cronometram o tempo exato de uma pasta perfeitamente ao dente! São 8 listas com duração de 9 a 11 minutos pra gente se divertir enquanto espera o spaghetti, linguini, fusilli e penne regate. Quando termina a música, a massa está pronta. Que tal essa ideia?
.
Pra ouvir, busque @barillaitalia no @spotifybrasil 
.
#culinarismo #barilla #barillaitalia #spotifybrasil #spotify #lapasta #aldente
Difícil a missão de sugerir programas dentro de Difícil a missão de sugerir programas dentro de uma vindima tão retunda em atrações. Seja em Bento, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Flores da Cunha ou na Campanha Gaúcha... o espetáculo da safra da uva tem centenas de propostas e adoraríamos participar de muitas delas. 
.
Fico imaginando o meio mais justo de indicar algumas programações e cheguei ao seguinte princípio de valores: 
1) Somente indicaremos experiências que pudemos, de fato, experimentar. Esse blog, antes de mais nada, é o meu espaço sagrado pra compartilhar aquilo que vi, provei e vivi.
2) Somente indicaremos estabelecimentos que possuam o selo de Turismo Limpo e Seguro. Essa condição é irrevogável.
3) Vou procurar contemplar os principais destinos de enoturismo do nosso estado, mas conto com a compreensão de vocês a eventuais limitações de tempo, dinheiro e disposição física. A vindima é o que tem de mais bonito no nosso verão, mas também corre em paralelo a festa da oncologia e essa sim não posso faltar (risos).
.
Dito isso, aceitamos sugestões...Boa semana, pessoal!
.
#culinarismo #vindima #vindima2021 #turismolimpoeseguro #serragaucha #safradauva #vinhosdobrasil
{Essa dica vale desconto} Existe um relacionamento {Essa dica vale desconto} Existe um relacionamento complementar entre a nossa vida interior e a exterior. Nesse livro, Clarissa Pinkola Estés ensina que, na melhor das hipóteses, uma alimenta a outra e a mulher viceja na sua existência. A Ciranda das Mulheres Sábias foi minha primeira leitura de 2021 e essa é minha indicação pra quem deseje acessar o conhecimento interior de “Ser jovem enquanto velha e velha enquanto jovem”.
.
A Dom Quixote gentilmente oferece 10% de desconto + um cafezinho feito com amor para os seguidores do Culinarismo que comprarem A Ciranda das Mulheres Sábias. 
.
#culinarismo #domquixotelivraria #serragaucha #bentogoncalves #cirandadasmulheressabias #clarissapinkolaestes #mulheresquecorremcomoslobos #bookster
{Vindima 2021} Essa semana começa oficialmente a {Vindima 2021} Essa semana começa oficialmente a vindima na Serra Gaúcha. Logo em breve prometo garimpar dicas pra vocês, mas hoje o papo aqui é outro. Quero falar sobre responsabilidade compartilhada (por favor, me concede esses minutos de leitura 🙏)!
.
A atividade do enoturismo na nossa região é o que mantém muitas famílias no interior e consolidou Bento Gonçalves como Destino Indutor do Turismo no Brasil. O filme @legadoitaliano, sobre o qual contei aqui dias atrás, explica muito bem os fatores econômicos e sociais que levaram à implantação desse turismo de experiência tão apaixonante para todos nós! Foi uma necessidade que se converteu num modelo de negócios de grande sucesso.
.
Dito isso, vamos agora compartilhar responsabilidades. Os atrativos turísticos estão autorizados a operar nesta temporada, desde que mantidos os protocolos de prevenção ao Covid-19. A Secretaria de Turismo lançou um Manual para a realização do evento Estação Vindima 2021. Ele traz uma série de critérios aos estabelecimentos, mas quero dividir essa responsabilidade com todos vocês, que gostam de pisar uva, encenar um dia de colheita, assistir uma nonna mexendo a polenta e cantar Merica Merica por aí afora. 
.
Nós, visitantes, podemos contribuir para uma bela Vindima se acolhermos a parte que nos cabe, que é RESPEITAR EDUCADAMENTE AS NORMAS INSTITUÍDAS.
🍇 Agende previamente seus passeios para um melhor controle de participantes;
🍇 Mantenha distanciamento de pessoas que não sejam do seu grupo familiar;
🍇 Se não estiver comendo ou bebendo, mantenha a máscara cobrindo queixo, boca a nariz e procure usar álcool gel várias vezes durante o passeio;
🍇 Siga as orientações do anfitrião e não faça cara feia pra medir temperatura ou aguardar a sua vez na fila de alguma atração (caso haja espera).
.
Dentro de todo esse cenário de incertezas e limitações, as famílias da nossa região certamente estão se preparando lindamente para receber o turista. Sejamos bons turistas!
.
#culinarismo #vindima #vindima2021 #turismobento #bentopurainspiracao #serragaucha
Carregar mais Siga no Instagram
Culinarismo

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Viajar para comer é uma das minhas grandes satisfações na vida! Museus e pontos turísticos são legais, mas é no repertório gastronômico de uma cidade que a vida pulsa. Garimpando restaurantes eu sempre acabo descobrindo pessoas e histórias incríveis – ou, no mínimo, curiosas. São Paulo é uma visita gastronômica maravilhosa porque concentra um pouco de tudo que o planeta Terra oferece. É difícil fazer escolhas nessa imensidão, mas não há como fugir de alguns clássicos paulistanos.

O Mercado Público de São Paulo, por exemplo, é uma dessas paradas obrigatórias, onde você pode ser muito feliz ou cair em enrascadas homéricas. Já falei sobre o dia em que um feirante me convenceu a comprar 400 reais em frutas (relembre AQUI), mas aprendi a lição e depois publiquei um post sobre o que comer de melhor no Mercadão (relembre AQUI)!

 

 

Dessa vez, tirei dois dias de folga depois de passar a semana trabalhando em São Paulo e consegui fazer um roteiro gastronômico espetacular mesmo com tempo curto. Num bate e volta do fim de semana, dá pra experimentar os clássicos da megalópole sem gastar muito. A primeira coisa a se considerar estando em São Paulo a lazer é a localização de sua hospedagem. Por sorte ou destino, encontramos uma casinha fofa no bairro do momento em São Paulo: Pinheiros. Faço questão de compartilhar aqui a nossa hospedagem porque fomos realmente muito bem recebidos (clique AQUI pra conhecer o chalé do Tomaz). Se não tiver como reservar com o senhor Tomaz, aposte em algo as redondezas. Partindo dessa localização, conseguimos fazer muita coisa a pé!

 

Brunch no Futuro Refeitório

O futuro é plant-based e deliciosamente feito à mão, com cozinha aberta, preço camarada, sorriso no rosto e informalidade na medida. O Futuro Refeitório é um daqueles lugares super-requisitados no bairro de Pinheiros e funciona do café da manhã ao jantar, com menu baseado em legumes, grãos, verduras e uma panificação deliciosa.

Ao longo do dia, o menu vai mudando, mas minha escolha foi aproveitar um brunch paulistano no meio da manhã. Por R$ 34, escolhi esse prato de avocado, bacon feito pela casa, ovos orgânicos mexidos, iogurte e uma espetacular fatia de pão tostado. Comecei com um café e terminei com uma mimosa de toranja, como todo brunch pede!

*no próximo post, vou escrever especificamente sobre o Futuro Refeitório, porque o lugar é realmente um tesouro.

 

Clique AQUI para saber mais sobre o Futuro Refeitório!

 

 

Feijoada clássica de sábado

É um programa tradicional dos paulistanos, não tem como escapar do sábado de feijoada. Escolhemos um endereço supertradicional que acaba de completar 50 anos de tradição: o Sujinho. O restaurante na Consolação é bastante simples, mas a fila é grande – mesmo às três da tarde!!!

A feijoada é servida na mesa e faz jus à fama. Vem acompanhada de arroz, farinha de mandioca, torresmo, linguicinha, bisteca de porco, couve, etc e tal. Não tem farofa e não tem laranja. Um alerta de tamanho considerável na primeira página do cardápio leva a conhecimento do cliente que o Sujinho não aceita nenhum tipo de cartão – pagamento apenas em dinheiro! Escolha a sua feijoada de sábado e aproveite a orgia gastronômica.

 

Clique AQUI para saber mais sobre o Sujinho!

 

Sanduíche de Pastrami

Se você precisa de um motivo muito bom para esperar duas horas na fila de um bar, te dou esse sanduíche de pastrami do Fôrno, bar cool em Vila Buarque que trata a carne como uma verdadeira iguaria. Eles marinam a carne por dias antes de defumá-la e servir um sanduíche de pastrami que beira o sensacional. Dentro dele, além do pão macio e delicioso, tem maionese de mostarda e picles.

O bar em si fica no sobrepiso de uma casinha de esquina. O lugar é pequeno, mas muito simpático, com cozinha aberta e um forno a lenha de onde saem pizzas que também parecem deliciosas. A espera é na calçada e existem bancos e mesas altas onde se pode pedir um petisco ou algo para beber. O ponto alto da fila é a simpatia da hostess, que não perde a pose diante de tanta gente reclamando atendimento.

O resultado financeiro da nossa espera de duas horas foi que gastamos mais em cerveja na fila do que no jantar propriamente dito – mas valeu a pena pelo pastrami, com o plus de um mousse de chocolate amargo que foi, SEM SOMBRA DE DÚVIDAS, o melhor que já comi na vida.

 

Clique AQUI para saber mais sobre o Fôrno!

 

Parada obrigatória no Eataly

O Eataly tem se transformado num programa para turistas em São Paulo. De fato, os locais não frequentam tanto quanto os visitantes, mas se você tem a chance de conhecer uma unidade do Eataly em qualquer lugar do mundo, não pode deixar de fazê-lo – não apenas para comprar vinhos, queijos, massas, azeites, mas, principalmente, para sentar e fazer uma boa refeição.

O ponto alto do Eataly é sentar no balcão de um dos oito pontos de alimentação, que se dividem em pontos de interesse, como carnes, massas, pães, etc. Nunca tinha ido ao Mare do Eataly São Paulo e acertei no pedido do atum selado com pistache e servido com cenouras orgânicas de diferentes cores e molho de cítricos. Um prato verdadeiramente colorido e saboroso que eu tornaria a repetir em qualquer momento.

Clique AQUI para saber mais sobre o Eataly!

 

E tudo termina em pizza!

Os paulistas dizem que em São Paulo estão as melhores pizzas do Brasil – eu até não duvido, mas difícil é eleger uma boa pizzaria quando se tem um exemplar a cada esquina. Seguimos a lógica da proximidade geográfica para chegarmos a pé à nossa última refeição antes de tomar o rumo de volta e acabamos por encontrar a simpática Bráz Elettrica, uma pizza expressa de autoatendimento, onde você pede na fila, busca no balcão, pega sua bebida e depois limpa sua mesa.

A pizza é realmente muito boa e destaca vegetais. Foi uma boa escolha pra fechar esse roteiro breve por São Paulo.

Clique AQUI para saber mais sobre o Bráz Elettrica!

Comente

Comente

Bráz Elettrica Comer em São Paulo eataly são paulo Feijoada do Sujinho Fôrno São Paulo Futuro Refeitório Onde comer em São Paulo

« Em Bento, um restaurante com jeitão e menu mineirinho!
Eventos gastronômicos de setembro! »
  • Início
  • Sobre Nós
  • Restaurantes
  • Experiências
  • Alimentos sustentáveis
  • Slow Food

Redes sociais