O que esperar do futuro da alimentação? Cinco perguntas para um especialista!

setembro 4, 2019|
Ana Carolina Azevedo
| 0 Comments
Menu
Ana Carolina

Ana Carolina Azevedo

Somos a Ana Carolina e a Joana e nossa casa é na Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves! Aqui e mundo afora, a gente descobre experiências gastronômicas que sejam boas, limpas e justas – como os preceitos do movimento Slow Food! Você é nosso convidado nessa aventura!

Menu

  • Início
  • Sobre Nós
  • Restaurantes
  • Experiências
  • Alimentos sustentáveis
  • Slow Food

Arquivos

Siga-nos nas redes sociais

blogculinarismo

Difícil a missão de sugerir programas dentro de Difícil a missão de sugerir programas dentro de uma vindima tão retunda em atrações. Seja em Bento, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Flores da Cunha ou na Campanha Gaúcha... o espetáculo da safra da uva tem centenas de propostas e adoraríamos participar de muitas delas. 
.
Fico imaginando o meio mais justo de indicar algumas programações e cheguei ao seguinte princípio de valores: 
1) Somente indicaremos experiências que pudemos, de fato, experimentar. Esse blog, antes de mais nada, é o meu espaço sagrado pra compartilhar aquilo que vi, provei e vivi.
2) Somente indicaremos estabelecimentos que possuam o selo de Turismo Limpo e Seguro. Essa condição é irrevogável.
3) Vou procurar contemplar os principais destinos de enoturismo do nosso estado, mas conto com a compreensão de vocês a eventuais limitações de tempo, dinheiro e disposição física. A vindima é o que tem de mais bonito no nosso verão, mas também corre em paralelo a festa da oncologia e essa sim não posso faltar (risos).
.
Dito isso, aceitamos sugestões...Boa semana, pessoal!
.
#culinarismo #vindima #vindima2021 #turismolimpoeseguro #serragaucha #safradauva #vinhosdobrasil
{Essa dica vale desconto} Existe um relacionamento {Essa dica vale desconto} Existe um relacionamento complementar entre a nossa vida interior e a exterior. Nesse livro, Clarissa Pinkola Estés ensina que, na melhor das hipóteses, uma alimenta a outra e a mulher viceja na sua existência. A Ciranda das Mulheres Sábias foi minha primeira leitura de 2021 e essa é minha indicação pra quem deseje acessar o conhecimento interior de “Ser jovem enquanto velha e velha enquanto jovem”.
.
A Dom Quixote gentilmente oferece 10% de desconto + um cafezinho feito com amor para os seguidores do Culinarismo que comprarem A Ciranda das Mulheres Sábias. 
.
#culinarismo #domquixotelivraria #serragaucha #bentogoncalves #cirandadasmulheressabias #clarissapinkolaestes #mulheresquecorremcomoslobos #bookster
{Vindima 2021} Essa semana começa oficialmente a {Vindima 2021} Essa semana começa oficialmente a vindima na Serra Gaúcha. Logo em breve prometo garimpar dicas pra vocês, mas hoje o papo aqui é outro. Quero falar sobre responsabilidade compartilhada (por favor, me concede esses minutos de leitura 🙏)!
.
A atividade do enoturismo na nossa região é o que mantém muitas famílias no interior e consolidou Bento Gonçalves como Destino Indutor do Turismo no Brasil. O filme @legadoitaliano, sobre o qual contei aqui dias atrás, explica muito bem os fatores econômicos e sociais que levaram à implantação desse turismo de experiência tão apaixonante para todos nós! Foi uma necessidade que se converteu num modelo de negócios de grande sucesso.
.
Dito isso, vamos agora compartilhar responsabilidades. Os atrativos turísticos estão autorizados a operar nesta temporada, desde que mantidos os protocolos de prevenção ao Covid-19. A Secretaria de Turismo lançou um Manual para a realização do evento Estação Vindima 2021. Ele traz uma série de critérios aos estabelecimentos, mas quero dividir essa responsabilidade com todos vocês, que gostam de pisar uva, encenar um dia de colheita, assistir uma nonna mexendo a polenta e cantar Merica Merica por aí afora. 
.
Nós, visitantes, podemos contribuir para uma bela Vindima se acolhermos a parte que nos cabe, que é RESPEITAR EDUCADAMENTE AS NORMAS INSTITUÍDAS.
🍇 Agende previamente seus passeios para um melhor controle de participantes;
🍇 Mantenha distanciamento de pessoas que não sejam do seu grupo familiar;
🍇 Se não estiver comendo ou bebendo, mantenha a máscara cobrindo queixo, boca a nariz e procure usar álcool gel várias vezes durante o passeio;
🍇 Siga as orientações do anfitrião e não faça cara feia pra medir temperatura ou aguardar a sua vez na fila de alguma atração (caso haja espera).
.
Dentro de todo esse cenário de incertezas e limitações, as famílias da nossa região certamente estão se preparando lindamente para receber o turista. Sejamos bons turistas!
.
#culinarismo #vindima #vindima2021 #turismobento #bentopurainspiracao #serragaucha
Hoje estreia uma parceria com a @curcumacozinha e Hoje estreia uma parceria com a @curcumacozinha e a nossa ideia é trazer conteúdos que nos ajudem a fazer boas escolhas! Contente estou! #culinarismo #curcumacozinha #bentogoncalves #cozinhanatural
{Jardim Blauth} Toda vez que eu tenho a oportunida {Jardim Blauth} Toda vez que eu tenho a oportunidade de visitar um produtor rural orgânico, compreendo melhor a força e o ritmo da natureza. Não sei quase nada de cultivos, mas sou uma grande curiosa. É simplesmente mágico esse processo de plantar, regar e observar a vida brotando. Penso que as pessoas teriam um comportamento alimentar diferente se elas tivessem a chance de ver um agricultor com a mão na terra de vez em quando. 
.

Tem muita sabedoria nas palavras da Raquel: “Mato é vida, é beleza”. O olhar dela brilha quando fala desse mato, dos insetos próprios daquele espaço e da fragilidade dos pêssegos que ela vende na loja e que não levam borrifadas de veneno até mesmo depois de colhidos, nas câmaras frias, como ocorre com a produção convencional. Nossa parceria me orgulha muito e, neste ano, terei a oportunidade de conhecer vários produtores parceiros do Jardim Blauth. Prometo dividir com vocês tudo o que aprender nessas visitas. 
.
#culinarismo #serragaucha #bentogoncalves #jardimblauth #farroupilha #desvioblauth #agriculturaorganica #slowfood #slowfoodbrasil
A vida pediu e o Culinarismo saiu de cena por uns A vida pediu e o Culinarismo saiu de cena por uns dias. Não teve nada de extraordinário por aqui. Ficamos em casa e minha imunidade caiu a ponto de cancelarem minha última quimio. Deixe estar... chegamos bem ao fim de 2020 e isso é tudo. Foram muitas bençãos, apesar das reviravoltas.
.
Nesses dias de ausência, perdemos um bocado de seguidores e está tudo mais do que bem. A gente pode retomar nossa amizade de onde paramos e com aqueles que ficaram. Aproveitei o tempo off pra criar mil ideias pro blog e pra todos os meus clientes de assessoria. Agora é mão na massa e muito cuidado nesse retorno, pessoal. Nossos desejos de um 2021 melhor pra todos nós.
.
#culinarismo #serragaucha #bentogoncalves
Carregar mais Siga no Instagram
Culinarismo

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Vai começar a viagem no tempo! Na semana que vem, dia 10, estarei no Open Food Innovation Summit – encontro sobre o futuro da comida que vai reunir, em Porto Alegre, um time incrível de empreendedores, cozinheiros e estudiosos para falar sobre tendências e apostas do mercado global de alimentos. Nesse dia, vou aprender mais sobre agricultura 4.0, o futuro dos chefs de cozinha, o show business da alimentação e projetos de inovação. Vai ser tão tão legal!

À noite, ainda vou descobrir o que vamos comer em 2050 no Jantar do Futuro! O local ainda é secreto: vou receber a localização na véspera (uau!) e o menu vai ser assinado por ninguém mais, ninguém menos que os chefs Mamadou Sène (Faculdade Senac Porto Alegre), Daniel Menezes (DMZ Cozinha Criativa), Rogério Luce (Basílic) e Vico Crocco (Crocco Studio Design). Vai ser uma experiência futurística prevendo três cenários futuros:

 

Cenário 1: Slow & Farm to Table e Hiperlocalismo, com consumo direto de produtos locais.

Cenário 2: Food Hacking (hackeamento de ingredientes e concepção de uma receita compatível com o futuro).

Cenário 3: Uma fuga para Marte (quais os 3 ingredientes que você levaria se tivesse que partir para outro planeta?)

 

Lamento informar que os ingressos para esse jantar já estão encerrados, mas ainda é possível participar da programação do Open Food Innovation Summit. Clique aqui para saber mais!

Já se sabe que a forma como nos alimentamos hoje é insustentável, não sendo possível mantê-la até o ano de 2050. Isso está esmiuçado no Relatório de Recursos Mundiais na ONU Meio Ambiente. É crucial pensarmos em mudanças na lógica de produção de alimentos e também nos padrões de consumo. É disso que trata o evento…mal vejo a hora de aprender a respeito. Enquanto isso, transformei a minha ansiedade em algumas perguntas para um dos palestrantes do Open Food, Paulo Ardenghi. Ele é mestre em antropologia, cofundador da startup Cozinhe.me e atual Diretor de Inovação da cidade de Porto Alegre. São 5 questões breves que nos ajudam a refletir sobre o futuro da alimentação:

 

Paulo Ardenghi – Se o mundo pode acabar em função dos nossos hábitos alimentares, é preciso ter compromisso com essa possibilidade. Pensar o futuro da alimentação é a bandeira principal do Cozinhe-me. Também é o que pode nos manter vivos e salvar o planeta.

Paulo Ardenghi – Imagino que a gente consiga erradicar a fome através de modelo descentralizado de produção de alimentos, com muitas hortas e fazendas urbanas… as pessoas com as suas hortas, estufas, acesso maior à produção de alimentos – com a produção de alguns deles em casa, inclusive. Também imagino uma conexão mais fácil das grandes metrópoles com interior. O futuro reserva algo muito melhor do que estamos vivendo agora.

Paulo Ardenghi – Cada vez mais diversidade de hábitos e estilos alimentares, cada vez mais alternativas para que pessoas possam decidir o que querem comer. Se gosta de carne, ok. Se é vegano, ok. Vejo também que a experiência do consumidor vai contar para a escolha do estilo alimentar e onde comer ou como cozinhar. Para nós do Cozinhe-me, o futuro do consumo é cozinhando a própria comida.

Paulo Ardenghi – O tempo. Se eu pudesse dar uma dica, diria às pessoas para priorizarem a reflexão sobre o que comem, em vez de apenas focar no trabalho e outras dimensões da vida. Certamente, numa visão social, o que eu mudaria está relacionado a evitar o desperdício e que as pessoas se apeguem menos a um senso menos estético e mais nutricional em relação aos alimentos.

Paulo Ardenghi – Uma peça de grana padano, massa e pimenta…e faria uma pasta a cacio e pepe !!!

Comente

Comente

« Eventos gastronômicos de setembro!
Bar Libre: o endereço do brunch em Bento Gonçalves »
  • Início
  • Sobre Nós
  • Restaurantes
  • Experiências
  • Alimentos sustentáveis
  • Slow Food

Redes sociais