Como em todas as estações nos últimos dois anos, estive a provar o menu do Colheita Butique Sazonal, em Pinto Bandeira. Se você tem tempo disponível, está aberto a novos ingredientes e é capaz de confiar nas escolhas do chef, essa pode ser uma experiência muito divertida! Não adianta perguntar as etapas com antecedência, o princípio de um “menu não menu” é a surpresa!
Num menu degustação como esse do Colheita, a única garantia é que o chef vai respeitar à risca as restrições alimentares apontadas pelo cliente – porque isso é um assunto seriíssimo e nenhum chef de cozinha em sã consciência mandaria uma massa recheada com carne para a mesa de um vegetariano (exemplo). Mas, honestamente, se você tem um familiar que não come ervilha, não come chuchu, não come temperos, não pode com amargo e vai arredar metade dos elementos do prato, talvez esse não seja o lugar ideal.
A primeira informação útil é que o tempo médio da refeição é de 1:45. Servido em seis ou sete etapas, o menu é uma experiência crescente, que parte do couvert para as entradas e, só então, para os pratos mais robustos. Para a escolha de um bom vinho da região, a casa tem uma sommelier a postos!
O princípio mais elogiável no trabalho do Colheita é o da sazonalidade. É uma oportunidade para se familiarizar com ingredientes da época e depois replicar um pouco desse conceito em casa. No Colheita, são servidos primordialmente ingredientes orgânicos e, se você estiver atento à argumentação que a equipe traz junto de cada prato, vai entender os motivos de não haver rodelas de limão na sua água em pleno fevereiro.
As fotos desse post são meramente ilustrativas pra que você tenha uma noção de menu do Colheita, mas não correspondem exatamente às etapas do atual menu de verão, pois o chef adaptou-se solenemente às minhas restrições alimentares temporárias, retirando o glúten e açúcares.
***
Junto do Champenoise Bistrô, o Colheita é a experiência em Pinto Bandeira que considero indispensável. No ofício há quase uma década, o chef Giordano Tarso vem aprimorando e refinando o seu repertório a cada estação – e ele nem soprou as 30 velinhas ainda! O trabalho no Colheita caminha junto dos preceitos Slow Food e sem as grandes complicações que às vezes tornam a gastronomia parecer arrogante e inacessível. A comida é simples e o charme está em tornar esse simples irresistível!
Colheita Butique Sazonal
Rua Sete de Setembro 1471, centro de Pinto Bandeira
Aberto na sexta e sábado no almoço e jantar; domingos no almoço
Reservas são bem-vindas
Clique aqui para mais informações!