No despertar de cada outono, após as primeiras chuvas da estação, a natureza faz brotar nos bosques cogumelos gastronômicos de todo tipo. O menu de inverno da Trattoria Primo Camilo, de Garibaldi, sempre homenageia essa iguaria que o anfitrião Altemir Pessali colhe em expedições pela Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra. Pois a partir desse mês de agosto, a casa passa a oferecer uma de suas grandes receitas acompanhada pelo Prato da Boa Lembrança: é o Pappardelle ai Funghi, um prato que simboliza a tradição dos cogumelos selvagens.
Ao longo do ano, o cliente que pedir Pappardelle ai Funghi ganha uma cerâmica exclusiva e pintada à mão, com desenho original inspirado nas colheitas de outono. O Primo Camilo estreou no ano passado Associação da Boa Lembrança com a receita de nhoque ao ragu de cordeiro. É o único restaurante na região da Uva e Vinho que participa do grupo. No estado, existem outros participantes Gramado e Porto Alegre.
O pappardelle custa R$ 90 e acompanha o Prato da Boa Lembrança
Especialista em cogumelos, o anfitrião Altemir Pessali tem aperfeiçoamentos sobre o tema na Itália e França, e mais de 20 anos de experiência na caçada a cogumelos selvagens, colhendo apenas o que a natureza oferece. É assim que a Trattoria Primo Camilo trabalha em seus 18 anos de história: servindo uma gastronomia de origem, com o toque dos cozinheiros da casa e o charme desses ingredientes especiais.
A Trattoria Primo Camilo foi o primeiro entre os restaurantes do casal Altemir Pessali e Clege Dalmaz – inaugurado em 2002, depois que Pessali encerrou a carreira como jogador de futebol em virtude de uma lesão no joelho. Para dar vida ao projeto, Clege fechou seu consultório dentário e, juntos, eles revitalizaram a antiga casa de 1940 onde até hoje funciona o restaurante. A trattoria é uma homenagem ao avô de Pessali – o Primo Camilo. As histórias de família contam que Primo Camilo apreciava receber os amigos ao redor de uma mesa farta com receitas da nonna. Nos dias de hoje, o casal fundador divide a operação com o sócio Wagner Poletti.
O Pappardelle ai Funghi custa R$ 90,00 por pessoa e acompanha o prato da Boa Lembrança.
Mais sobre o Prato da Boa Lembrança
O Prato da Boa Lembrança foi criado no Brasil há 26 anos, com a proposta de divulgar restaurantes que primam pela excelência dos ingredientes e qualidade do serviço, além de exaltar as peculiaridades regionais. A ideia é que os apreciadores da boa gastronomia possam levar para casa a recordação de uma refeição memorável. O projeto foi iniciado pelo italiano Dânio Braga, atualmente conselheiro da associação que promove essa iniciativa, e os pratos da Boa Lembrança já ilustraram mais de 1.700 receitas até hoje.
Mais sobre o Primo Camilo:
https://www.primocamilo.com.br/
https://www.facebook.com/trattoriaprimocamilo/
https://www.instagram.com/primocamilo/
Av. Rio Branco, 1080, Garibaldi
Aberto de segunda a sábado, das 19h às 23h
Reservas: (54) 3462-3333