Saudades de viajar? Nós também e pensamos que já é hora de recomeçar os planos de nossas aventuras. Infelizmente, os brasileiros ainda não são bem-vindos na maioria dos países, o que faz do turismo interno nossa única – e bem-vinda opção. Já que as viagens internacionais ainda são uma incógnita, vamos aproveitar esse movimento pelo turismo doméstico e abrir a mente para a diversidade de destinos no nosso país: ecológicos, históricos, gastronômicos e resorts familiares, sem contar as praias do nordeste.
Veja bem, não estou negligenciando o fato de que ainda vivemos uma pandemia, nem sugerindo que você embarque amanhã, embora haja protocolos e selos de turismo responsável vigentes em vários destinos. A intenção aqui é oferecer sugestões seguras pra você planejar uma escapada da rotina ou mesmo as férias, seja neste ano ou no próximo. Joana e eu, que viemos passando por tanta tensão e dias difíceis se misturando à dura situação da pandemia, decidimos adiantar as férias para outubro.
Pedi à equipe da Avanti Viagens que selecionasse algumas opções de destinos nacionais com bom preço, protocolos de segurança e opções de data até o ano que vem. Joana e eu avaliamos todos com carinho e escolhemos um deles pra nos receber no próximo mês. Em qual deles você aposta?
Sobre os aeroportos:
A Anac publicou uma instrução normativa que deve ser cumprida por todos os aeroportos e companhias aéreas, prevendo a necessidade de uso de máscara pelos passageiros durante toda a viagem, regras para o serviço de bordo e distanciamento social de pelo menos dois metros nos aeroportos.
Sobre voos:
Dentro do avião, existe um sistema de filtragem de ar especial nas aeronaves mais modernas. Essas aeronaves contam com um sistema de filtro de ar HEPA, que captura 99,7% de partículas ao promover a renovação do ar dos aviões a cada 3 minutos. A Anac também determina uma organização criteriosa no embarque de passageiros e especialmente no desembarque, que é realizado por filas, enquanto os demais passageiros ficam sentadíssimos esperando.
Sobre o serviço da agência:
Ao contratar os serviços de uma agência, você terá um responsável pela sua viagem desde o pré-embarque até o retorno – e, principalmente, terá um responsável por resolver qualquer ocasional problemática de cancelamentos, atrasos, documentações. Na prática, nunca consegui na internet uma tarifa mais vantajosa do que na Avanti. Pelo menos não com escalas de curta duração ou boas opções de stop over e, definitivamente, nunca com melhores condições de pagamento.
Nos últimos tempos, as agências online (Decolar, Submarino e afins) sofreram muitas perdas com a clonagem de cartões e isso aumentou o risco das operações – e, consequentemente, os preços. Além disso, é uma tremenda ilusão achar que a internet está livre de taxas de serviço.