Slow Food: 30 anos de projetos em todo o mundo

dezembro 1, 2019|
Ana Carolina Azevedo
| 0 Comments
Menu
Ana Carolina

Ana Carolina Azevedo

Somos a Ana Carolina e a Joana e nossa casa é na Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves! Aqui e mundo afora, a gente descobre experiências gastronômicas que sejam boas, limpas e justas – como os preceitos do movimento Slow Food! Você é nosso convidado nessa aventura!

Menu

  • Início
  • Sobre Nós
  • Restaurantes
  • Experiências
  • Alimentos sustentáveis
  • Slow Food

Arquivos

Siga-nos nas redes sociais

blogculinarismo

Difícil a missão de sugerir programas dentro de Difícil a missão de sugerir programas dentro de uma vindima tão retunda em atrações. Seja em Bento, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Flores da Cunha ou na Campanha Gaúcha... o espetáculo da safra da uva tem centenas de propostas e adoraríamos participar de muitas delas. 
.
Fico imaginando o meio mais justo de indicar algumas programações e cheguei ao seguinte princípio de valores: 
1) Somente indicaremos experiências que pudemos, de fato, experimentar. Esse blog, antes de mais nada, é o meu espaço sagrado pra compartilhar aquilo que vi, provei e vivi.
2) Somente indicaremos estabelecimentos que possuam o selo de Turismo Limpo e Seguro. Essa condição é irrevogável.
3) Vou procurar contemplar os principais destinos de enoturismo do nosso estado, mas conto com a compreensão de vocês a eventuais limitações de tempo, dinheiro e disposição física. A vindima é o que tem de mais bonito no nosso verão, mas também corre em paralelo a festa da oncologia e essa sim não posso faltar (risos).
.
Dito isso, aceitamos sugestões...Boa semana, pessoal!
.
#culinarismo #vindima #vindima2021 #turismolimpoeseguro #serragaucha #safradauva #vinhosdobrasil
{Essa dica vale desconto} Existe um relacionamento {Essa dica vale desconto} Existe um relacionamento complementar entre a nossa vida interior e a exterior. Nesse livro, Clarissa Pinkola Estés ensina que, na melhor das hipóteses, uma alimenta a outra e a mulher viceja na sua existência. A Ciranda das Mulheres Sábias foi minha primeira leitura de 2021 e essa é minha indicação pra quem deseje acessar o conhecimento interior de “Ser jovem enquanto velha e velha enquanto jovem”.
.
A Dom Quixote gentilmente oferece 10% de desconto + um cafezinho feito com amor para os seguidores do Culinarismo que comprarem A Ciranda das Mulheres Sábias. 
.
#culinarismo #domquixotelivraria #serragaucha #bentogoncalves #cirandadasmulheressabias #clarissapinkolaestes #mulheresquecorremcomoslobos #bookster
{Vindima 2021} Essa semana começa oficialmente a {Vindima 2021} Essa semana começa oficialmente a vindima na Serra Gaúcha. Logo em breve prometo garimpar dicas pra vocês, mas hoje o papo aqui é outro. Quero falar sobre responsabilidade compartilhada (por favor, me concede esses minutos de leitura 🙏)!
.
A atividade do enoturismo na nossa região é o que mantém muitas famílias no interior e consolidou Bento Gonçalves como Destino Indutor do Turismo no Brasil. O filme @legadoitaliano, sobre o qual contei aqui dias atrás, explica muito bem os fatores econômicos e sociais que levaram à implantação desse turismo de experiência tão apaixonante para todos nós! Foi uma necessidade que se converteu num modelo de negócios de grande sucesso.
.
Dito isso, vamos agora compartilhar responsabilidades. Os atrativos turísticos estão autorizados a operar nesta temporada, desde que mantidos os protocolos de prevenção ao Covid-19. A Secretaria de Turismo lançou um Manual para a realização do evento Estação Vindima 2021. Ele traz uma série de critérios aos estabelecimentos, mas quero dividir essa responsabilidade com todos vocês, que gostam de pisar uva, encenar um dia de colheita, assistir uma nonna mexendo a polenta e cantar Merica Merica por aí afora. 
.
Nós, visitantes, podemos contribuir para uma bela Vindima se acolhermos a parte que nos cabe, que é RESPEITAR EDUCADAMENTE AS NORMAS INSTITUÍDAS.
🍇 Agende previamente seus passeios para um melhor controle de participantes;
🍇 Mantenha distanciamento de pessoas que não sejam do seu grupo familiar;
🍇 Se não estiver comendo ou bebendo, mantenha a máscara cobrindo queixo, boca a nariz e procure usar álcool gel várias vezes durante o passeio;
🍇 Siga as orientações do anfitrião e não faça cara feia pra medir temperatura ou aguardar a sua vez na fila de alguma atração (caso haja espera).
.
Dentro de todo esse cenário de incertezas e limitações, as famílias da nossa região certamente estão se preparando lindamente para receber o turista. Sejamos bons turistas!
.
#culinarismo #vindima #vindima2021 #turismobento #bentopurainspiracao #serragaucha
Hoje estreia uma parceria com a @curcumacozinha e Hoje estreia uma parceria com a @curcumacozinha e a nossa ideia é trazer conteúdos que nos ajudem a fazer boas escolhas! Contente estou! #culinarismo #curcumacozinha #bentogoncalves #cozinhanatural
{Jardim Blauth} Toda vez que eu tenho a oportunida {Jardim Blauth} Toda vez que eu tenho a oportunidade de visitar um produtor rural orgânico, compreendo melhor a força e o ritmo da natureza. Não sei quase nada de cultivos, mas sou uma grande curiosa. É simplesmente mágico esse processo de plantar, regar e observar a vida brotando. Penso que as pessoas teriam um comportamento alimentar diferente se elas tivessem a chance de ver um agricultor com a mão na terra de vez em quando. 
.

Tem muita sabedoria nas palavras da Raquel: “Mato é vida, é beleza”. O olhar dela brilha quando fala desse mato, dos insetos próprios daquele espaço e da fragilidade dos pêssegos que ela vende na loja e que não levam borrifadas de veneno até mesmo depois de colhidos, nas câmaras frias, como ocorre com a produção convencional. Nossa parceria me orgulha muito e, neste ano, terei a oportunidade de conhecer vários produtores parceiros do Jardim Blauth. Prometo dividir com vocês tudo o que aprender nessas visitas. 
.
#culinarismo #serragaucha #bentogoncalves #jardimblauth #farroupilha #desvioblauth #agriculturaorganica #slowfood #slowfoodbrasil
A vida pediu e o Culinarismo saiu de cena por uns A vida pediu e o Culinarismo saiu de cena por uns dias. Não teve nada de extraordinário por aqui. Ficamos em casa e minha imunidade caiu a ponto de cancelarem minha última quimio. Deixe estar... chegamos bem ao fim de 2020 e isso é tudo. Foram muitas bençãos, apesar das reviravoltas.
.
Nesses dias de ausência, perdemos um bocado de seguidores e está tudo mais do que bem. A gente pode retomar nossa amizade de onde paramos e com aqueles que ficaram. Aproveitei o tempo off pra criar mil ideias pro blog e pra todos os meus clientes de assessoria. Agora é mão na massa e muito cuidado nesse retorno, pessoal. Nossos desejos de um 2021 melhor pra todos nós.
.
#culinarismo #serragaucha #bentogoncalves
Carregar mais Siga no Instagram
Culinarismo

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

É curioso quando a imprensa e os influenciadores publicam sobre o movimento Slow Food referindo-se como “uma nova iniciativa em defesa do alimento de verdade”. Ótimo que as pessoas estejam tomando ciência de nossa bandeira e se sintam estimuladas a compreender e abraçar os preceitos do movimento. Ele nos ensina que a forma como nos alimentamos tem profunda influência no que nos rodeia – na paisagem, na biodiversidade da terra e nas suas tradições. Em suma, é impossível ignorar as fortes relações entre prato e planeta.  Mas preciso alertar que essa “nova causa” tem a ideia de uma jovem adulta, como eu.

Neste mês de dezembro, o movimento Slow Food comemora os 30 anos da assinatura do Manifesto Slow Food, marcando formalmente o nascimento do movimento internacional do Caracol, que até então estava centralizado na Itália. Foi em Paris que delegados de 15 países comprometeram-se a levar a bandeira de um alimento bom, limpo e justo. Três décadas depois, estamos em 160 países e somos um milhão de sócios, voluntários e ativistas.

O Slow Food é uma rede mundial de comunidades locais que trabalha para salvaguardar as tradições alimentares locais e contrabalançar a cultura do fast food. O que foi escrito 30 anos atrás serve perfeitamente para os dias de hoje:

 

“A verdadeira cultura está em desenvolver o gosto em vez de atrofiá-lo. Que forma melhor para fazê-lo do que através de um intercâmbio internacional de experiências, conhecimentos e projetos? Slow Food garante um futuro melhor. Slow Food é uma idéia que precisa de inúmeros parceiros qualificados que possam contribuir para tornar esse (lento) movimento, em um movimento internacional, tendo o pequeno caracol como seu símbolo”

Manifesto Slow Food

 

// O Slow Food registrou mais de cinco mil produtos em risco de extinção na Arca do Gosto, contribuindo para que os holofotes da mídia e da política se voltassem para a biodiversidade;

 

// O Slow Food realizou quase quatro mil hortas na África, facilitando concretamente o acesso ao alimento e à recuperação de práticas agronômicas sustentáveis e variedades locais no continente onde ainda hoje se encontram as maiores injustiças sociais;

 

// O Slow Food envolveu centenas de milhares de crianças em projetos de educação alimentar e do gosto, incluindo o nosso convívio local, que, nesse ano, construiu uma bela horta orgânica na Associação Abraçaí, em Bento Gonçalves;

 

// O Slow Food contribuiu para melhorar políticas agrícolas e alimentares em todos os cantos do planeta;

 

// O Slow Food construiu uma nova narrativa do alimento e sua produção;

 

// O Slow Food combateu e continua combatendo a horrível tendência produzida pela combinação letal da especulação financeira com a globalização selvagem, que transformou o ato vital e sagrado da nutrição em um fato de puro consumo, sem respeito pela nossa saúde, pelo meio ambiente, pelos direitos de quem produz o nosso alimento e pelo prazer que deveria ser fisiologicamente ligado ao ato de se alimentar.

O Slow Food fez tudo isso, mas o Slow Food somos eu e você – todos que, sendo ou não associados, trazemos para a nossa vida um novo sentido alimentar. A história da humanidade está intimamente ligada à história dos alimentos e as sociedades se desenvolveram no entorno de técnicas, ingredientes e saberes. Nos tempos modernos, fomos soterrados pela indústria da “alimentação” e levados a um modo de vida cada vez mais longe da comida de verdade – lembrando que “somos o que comemos”.

Agora é tempo de mudar! O Slow Food espera que 2020 seja o início de uma década em que todos os seres humanos “sejam chamados a realizar a grande mudança  necessária para salvar a nossa espécie da extinção” – palavras do fundador do Slow Food, o jornalista Carlo Petrini – cujo discurso já tive a honra de ouvir pessoalmente. Eu convido você a pensar um minuto sobre qual sistema alimentar está apoiando com as suas escolhas diárias. Eu escolho apoiar a incansável agricultura familiar da nossa região; o empreendedorismo das pequenas agroindústrias e os bravos chefs de cozinha locais com sua alquimia culinária!

Você pode e deve participar. Procure o Slow Food mais próximo de você clicando (aqui)!

 

  • As fotos desse post são de Samuel Boff

Comente

Comente

slow food Slow Food 30 anos Slow Food Brasil Slow Food Pérola das Colônias slow food primeira colônia italiana

« Tem menu renovado no Café com Arte
Slow Food no Natal Borbulhante de Garibaldi »
  • Início
  • Sobre Nós
  • Restaurantes
  • Experiências
  • Alimentos sustentáveis
  • Slow Food

Redes sociais